Construção Sustentável - Real Estate
Na construção das residências é adotada uma abordagem global assente na sustentabilidade, com ênfase nas seguintes áreas principais: desenvolvimento sustentável local, seleção de materiais de baixo impacto ambiental, gestão de resíduos, eficiência energética e eficiência ao nível do consumo de água. Destacamos os seguintes compromissos na construção sustentável das Areias do Seixo II:
♦ Os resíduos de construção e demolição (RCD) - Encaminhados para um operador de gestão resíduos autorizados (http://www.trianovo.com)
♦ São adotadas medidas de higiene, saúde e segurança para os trabalhadores da obra.
♦ Materiais & Fornecedores locais - Em obra são utilizados maioritariamente fornecedores locais (>90%) e destacamos igualmente a compra de materiais de construção locais, como o tijolo, a pedra, as britas e o betão.
♦ Seleção de materiais naturais – opção por escolhas de materiais com reduzido processo de transformação, como a pedra, a madeira Termo tratada, a cortiça, o betão como acabamento, entre outros.
ENERGIA
♦ Controlo Solar e eficiência térmica:
- Isolamento térmico por sistema de capoto com cortiça - um produto português natural de elevada eficiência no isolamento térmico.
- Iluminação natural abundante – Orientação arquitetónica das residências com vista a obter a maior entrada de luz natural e maior rendimento energético.
- As residências possuem vidros com excelente comportamento térmico com revestimentos de elevado desempenho, que asseguram o controlo solar e, ao mesmo tempo, evitam a perda de calor (SGG LITE COOL-SKN154 - transmissão térmica U-value de 1 W / (m2 / K).
- Caixilharias de alumínio com sistemas de corredoras eleváveis e de rutura térmica – garantindo um excelente comportamento térmico e de isolamento.
- Coberturas vegetais - Implementação de telhados plantados com espécies autóctones que funcionam como um complemento às restantes medidas de isolamento térmico e garantem um enquadramento arquitetónico com a envolvente.
♦ Painéis solares térmicos - Devido às características privilegiadas de Portugal em termos de clima e exposição solar, é adotada a instalação solar que cobre 6 m2 dos telhados de cada residência.
♦ A climatização (AVAC) é apoiada ainda por bombas de calor reversíveis AIR-to-WATER (Buderus Logatherm WPL 25) com um COP de 4,19.
♦ Fontes de luz eficientes – utilização da tecnologia LED ou equivalente.
♦ Gestão de iluminação centralizada – instalação de controladores autómatos para gestão de iluminação e estores de rolo das janelas.
ÁGUA
♦ Abastecimento de água às residências para rega de jardins – Desenvolvimento de uma solução assente na recuperação e captação das águas de nascente e das águas pluviais, bem como nas águas excedentes de irrigação.
♦ Instalação de sistema de dupla descarga nos autoclismos.
♦ Máquinas de lavar roupa e louça com elevada classe de eficiência energética – Garantindo um menor consumo de litros por peça lavada.
♦ Instalação de reguladores de caudal para redução do consumo de água sem perca de conforto de utilização.
RESÍDUOS
♦ As residências estão equipadas com contentores de separação e recolha seletiva – Todos os resíduos de embalagens (papel/cartão, vidro, metais ferrosos/não-ferrosos, plásticos), resíduos orgânicos, óleos usados de cozinha. São diariamente recolhidos junto de cada residência e reencaminhados aos contentores coletivos de separação seletiva.
♦ O lixo orgânico produzido é enviado para a unidade de compostagem do Hotel Areias do Seixo. O composto orgânico resultante, sem aditivos químicos, é utilizado como fertilizante natural para os solos agrícolas da horta orgânica do hotel.
♦ O programa de reciclagem/reutilização do Hotel Areias do Seixo para materiais como baterias, iluminação fluorescente e lâmpadas abrange também as residências.